Marcio Menasce é mestre em artes visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro EBA/UFRJ. Formado em jornalismo e pós-graduado em fotografi, é professor do espaço A Casa - Fotografia e Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro. Seu trabalho "Em Concha" é representado pela art dealer Gabriela Toledo.
Em 2021, Menasce lançou seu primeiro fotolivro: Em Concha. O trabalho foi patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, com recursos da Lei Aldir Blanc. Em 2019, o ensaio fotográfico "Em Concha" recebeu menção honrosa no prêmio Poy Latam, categoria Futuro das Cidades. Em 2018, foi selecionado entre os finalistas do Primeiro Concurso de Fotografia Contemporânea da América Latina, promovido pela organização Luz Del Norte. Com isso, seu trabalho "Em Concha" foi exposto durante o NL Foto, festival de fotografia de Monterrey, no México, em novembro. No mesmo festival, seu portfólio foi escolhido o segundo melhor entre todos os avaliados por curadores e editores convidados.
Também em 2018, os leitores de portfólio do festival FotoRio Resiste escolheram seu trabalho como um dos cinco melhores portfólios entre os avaliados no evento. Ainda em 2018, seu ensaio "Em Concha" recebeu menção honrosa na convocatória do festival internacional Paraty em Foco.
Participações em exposições coletivas:
"Del Bravo al Plata" - Fotomuseo Cuatro Caminos, 2019, Cidade do México (DF), México.
"Sobreviver Existir" - Galeria Z42, 2019, Rio de Janeiro (RJ).
"Feira Oriente de Artes Visuais" - Geleria Aymoré, 2019, Rio de Janeiro (RJ).
"Primer Concurso de Fotografía Contemporánea de Latinoamérica" - Fototeca Nuevo Leon, 2018, Monterey, México,
"Paisagens Contemporâneas" - Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), 2019, Rio de Janeiro (RJ).
"Olho por Olho: Arte e Documentação" - Galeria Aliança Francesa, 2018. Rio de Janeiro (RJ).
"Livro Inventado II: Gesto Experimental - Galeria Oriente, 2018. Rio de Janeiro (RJ).
"Futuro do Pretérito" - Galeria A Casa, durante o Festival Foto em Pauta, em Tiradentes (MG); e Kariok Hostel, durante o FotoRio Resiste, no Rio de Janeiro (RJ), 2018.
"Rubros" - Galeria Ânima, montada durante o festival Paraty em Foco, 2018. Paraty (RJ). Exposta também durante o festival de fotografia de Juiz de Fora (MG), em 2018.
"Natureza Concreta (participação com o coletivo A Casa)" - CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, 2017.
"Releituras Contemporâneas" - Pequena Galeria Cândido Mendes, Rio de Janeiro (RJ); e no Festival Paraty em Foco, Paraty (RJ), 2017.